segunda-feira, 17 de março de 2014

Operadoras iniciam testes com o sistema para bloquear celulares pirata no Brasil




As operadoras de telefonia começaram a testar, hoje dia 17 um sistema para bloquear telefones celulares piratas os famosos Chiglings,  esses aparelhos serão bloqueados por não serem homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).  O objetivo inicial é fazer um diagnóstico e, segundo a agência, o processo de bloqueio só deve ter início a partir do segundo semestre de 2014.
Ainda não ha definição  do que acontecerá com aparelhos originais comprados no exterior, que também são vendidos no Brasil, já que os mesmos não homologados pela Anatel  e por esse motivo não possuem IMEI, mas já no ano passado,  o Sindicato que representa as operadoras de telefonia brasileiras  afirmou que os produtos importados, mas não homologados pela Anatel, não seriam bloqueados como os piratas.esta sendo criado  um sistema  para impedir que esses produtos fossem travados.
O sistema de bloqueio baseia-se no IMEI um número único de identidade do telefone celular. O cadastro nacional desse dado será cruzado com o dos chips (IMSI), permitindo que as operadoras identifiquem se o aparelho é "legítimo" (homologado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário