terça-feira, 25 de março de 2014

III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia



O Departamento de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos, DAPI, é o setor que trata da inovação da UFMA, isto é, representa o Núcleo de Inovação Tecnológica, (NIT) da nossa Universidade. O DAPI se encontra, no organograma da UFMA, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Desde que foi criado, este Departamento harmonizou todos os protocolos relacionados à propriedade intelectual na instituição, que conta hoje com 30 (trinta) patentes depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, INPI, e realizou diversas ações em busca da transferência de tecnologias para a classe empresarial.
Culturalmente, o Estado do Maranhão tem buscado, em outros estados, os produtos e tecnologias que venham a facilitar o seu crescimento. Contudo, através do conhecimento do que tem sido desenvolvido no próprio Estado, essa realidade tenderá a mudar, trazendo investimento e consequentemente, crescimento local. Dada a dificuldade de interação entre as empresas maranhenses e os pesquisadores e inventores locais, se percebeu o importância de realização de eventos como este proposto.
Este III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia Universidade-Empresa”, com o tema “ A Inovação como diferencial competitivo”, é dos exemplos das estratégias inovadoras do DAPI/PPPG, e representa uma continuidade dos trabalhos e parcerias firmadas por ocasião do segundo Workshop, realizado em novembro de 2011. Reflete, portanto, o interesse de se trabalhar localmente o tema Inovação com criatividade e estímulo ao crescimento intelectual e empresarial local, e objetiva trazer temas modernos e úteis a sociedade.
O evento conta com o apoio da Rede NIT-NE, do  Sebrae/MA, da Fiema, do Senai, da Fapema, da Capes, da Sectec, da Sedinc, além de outros parceiros nacionais e locais.     Este ano, o III Workshop traz, como novidades, a I Rodada de Projetos da UFMA e os Bate-Papos Tecnológicos. A Rodada de Projetos será umevento paralelo que está sendo organizado pela FIEMA, Senai e demais parceiros, dentro da área da Biotecnologia, considerando que a maior parte das patentes depositadas até o momento pela UFMA são dessa área. Pretende-se, a partir dessa rodada, dar inicio a projetos em colaboração com empresas, de modo a testar e tornar viáveis algumas das tecnologias já protegidas. Os bate-papos tecnológicos têm como objetivos difundir a inovação em todos os setores, mas trazendo as discussões entre os atores do desenvolvimento de forma mais objetiva, visando a ampliar as parcerias, através do envolvimento de representantes de classes empresariais, superintendências de bancos regionais, agências financiadoras, entidades governamentais e não-governamentais, entre outros.
Fonte: www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário