sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Governo do Estado do Maranhão Abre Edital Para Participação de Jovens em Intercâmbio Internacional



Jovens da rede pública interessados em participar de intercâmbio internacional já podem se inscrever no edital do programa “Cidadão do Mundo”, lançado pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Bira do Pindaré. A cerimônia, realizada na secretaria, contou com as presenças do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.
A Secti é responsável pela gestão do programa. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) respondem pela execução do projeto. As inscrições podem ser feitas no site da Secti no endereço www.secti.ma.gov.br até o dia 30 de setembro.
O objetivo do “Cidadão do Mundo”, que tem como público alvo jovens entre 18 e 24 anos, é incentivar a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses, estimular a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas, promover a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas.
Podem participar jovens egressos do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do estado ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos, mantidas por instituições financeiras. A criação do Programa surgiu da necessidade de melhorar o desempenho linguístico e o posicionamento do Maranhão em rankings como o do Brasil sem Fronteiras do Governo Federal.
São 62 vagas para Inglês, 08 para Francês e 30 para Espanhol. O programa, segundo destacou o secretário Bira do Pindaré, é fundamental para inserir este público em um meio profissional e acadêmico cada vez mais exigente. O edital prevê o Curso de Imersão, etapa de aperfeiçoamento dos selecionados da qual participarão 200 candidatos.
A mobilização dos jovens para participar do “Cidadão do Mundo” será feita pela Secretaria de Estado da Juventude. A secretária, Tatiana Pereira, ao falar sobre a importância do programa disse que, com a medida se percebe que no governo Flávio Dino há a preocupação de que as políticas públicas cheguem às pessoas que mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário