Jovens da rede pública interessados em participar de intercâmbio internacional já podem se inscrever no edital do programa “Cidadão do Mundo”, lançado pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Bira do Pindaré. A cerimônia, realizada na secretaria, contou com as presenças do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.
A Secti é responsável pela gestão do programa. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) respondem pela execução do projeto. As inscrições podem ser feitas no site da Secti no endereço www.secti.ma.gov.br até o dia 30 de setembro.
O objetivo do “Cidadão do Mundo”, que tem como público alvo jovens entre 18 e 24 anos, é incentivar a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses, estimular a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas, promover a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas.
Podem participar jovens egressos do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do estado ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos, mantidas por instituições financeiras. A criação do Programa surgiu da necessidade de melhorar o desempenho linguístico e o posicionamento do Maranhão em rankings como o do Brasil sem Fronteiras do Governo Federal.
São 62 vagas para Inglês, 08 para Francês e 30 para Espanhol. O programa, segundo destacou o secretário Bira do Pindaré, é fundamental para inserir este público em um meio profissional e acadêmico cada vez mais exigente. O edital prevê o Curso de Imersão, etapa de aperfeiçoamento dos selecionados da qual participarão 200 candidatos.
A mobilização dos jovens para participar do “Cidadão do Mundo” será feita pela Secretaria de Estado da Juventude. A secretária, Tatiana Pereira, ao falar sobre a importância do programa disse que, com a medida se percebe que no governo Flávio Dino há a preocupação de que as políticas públicas cheguem às pessoas que mais precisam.

Nenhum comentário:
Postar um comentário