sexta-feira, 7 de março de 2014

Manutenção de Notebook




Os equipamentos de informática são, hoje, fundamentais em muitos locais, nas residências, locais de trabalho, espaços de lazer, hospitais, aeroportos, shoppings e rodoviárias contam com algum tipo de equipamento eletrônico. Os notebooks, atualmente, são uma ferramenta muito utilizada por profissionais  e estudantes.

Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção em hardwares em notebooks, que são chamados também de micros portáteis, é muito diferente da que é realizada em micros desktops. No tocante à parte física, os procedimentos e ações técnicas executadas para se corrigir os principais defeitos são completamente diferentes e exigirão do técnico cuidados e conhecimentos específicos. A manutenção preventiva também é fundamental, mas com função diferente. Para prolongar a vida útil do notebook e manter a sua performance, é fundamental o uso de forma correta desse equipamento. 

São várias dicas que a maioria dos técnicos e, principalmente, os usuários não conhecem. Cabe ao técnico conhecê-las e sempre orientar os clientes quanto ao uso adequado do equipamento.

Bateria do notebook

Uma das características principais dos notebooks é a possibilidade de, pela utilização de uma bateria de alimentação interna, alimentar o computador portátil com energia elétrica suficiente para se trabalhar, em média, por três horas, sem que seja necessário estar ligado a uma fonte externa de energia.

Nos notebooks são encontrados dois tipos de baterias: as de setup ou Cmos e as de alimentação. As primeiras são utilizadas para alimentar a memória, em que fica guardada a configuração de setup do computador, e manter o relógio e as datas atualizadas. Já as baterias de alimentação são utilizadas para que o funcionamento do aparelho não seja interrompido quando a energia elétrica não estiver disponível. Elas podem ser encontradas em vários tipos de fabricação: NiCd, NiMh e Li Ion (Níquel Cádmio, Níquel Metal e Lítio Íon). 

Uma dica é quanto ao condicionamento da bateria, isso porque a perda da bateria ou o seu uso de forma errada, comprometendo a durabilidade, é o defeito mais comum. Esse problema ocorre porque muitos usuários utilizam o notebook diariamente e constantemente ligado na rede elétrica, sem consumir a carga da bateria, prática que diminui a sua vida útil.

Os fabricantes recomendam que, pelo menos uma vez por semana, o notebook seja utilizado com a tomada desconectada, para que a bateria descarregue totalmente. Somente depois que ela estiver totalmente descarregada, o micro deve ser ligado novamente na tomada para que a bateria seja carregada.

O teclado e o mouse 

Outra dica é quanto ao funcionamento do teclado e do mouse. Uma das causas mais frequentes de defeitos são causados por derramamento de líquidos como café, refrigerantes ou comida. Assim, é fundamental evitar comer ou beber qualquer coisa próximo ao teclado, para que não ocorra derramamento de resíduos. 

Mesmo no uso contínuo, é necessário tomar algumas precauções, tomando-se cuidado com a poeira que cai entre as teclas e não pressionando-as demais ao realizar a limpeza e remoção dessa poeira. Para a limpeza do teclado, pode ser passado um aspirador de pó ou ar comprimido. Para uma limpeza mais efetiva, recomenda-se também o uso pincel de cerdas macias. A posição mais adequada para tanto é com o notebook em pé, para que as sujidades sejam retiradas com mais facilidade.

Para a remoção das sujidades do mouse touchpad, recomenda-se utilizar um pano seco e, em seguida, outro levemente umedecido. No outro tipo, o chamado pointstick, que funciona a partir de uma esfera de borracha que fica no meio do teclado, a poeira e a sujeira se acumulam nos cantos e em volta da esfera. Para a sua limpeza, o procedimento indicado é o mesmo utilizado para o teclado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário