quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UFMA vai ofertar cursos a distância para 11 polos Univima

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Governo do Estado estabeleceram parceria para oferta de 1.760 vagas em cursos de graduação a distância em Química, Biologia, Física e Matemática. A previsão é de que os cursos sejam iniciados já no segundo semestre letivo de 2012, em 11 municípios maranhenses nos quais há polos da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima). 

Em cada um dos 11 polos tecnológicos da Univima, localizados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco e São Luís, vão ser disponibilizadas 40 vagas de um total de 440 vagas por curso. 

Nessa direção, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, José Torres, explica a amplitude social dessa parceria. “Como nossa estrutura é adequada, vimos nisso uma grande oportunidade para possibilitar que mais pessoas, principalmente as que residem no interior do Estado, usufruam dos cursos da UFMA”. 

Os cursos vão ter à disposição a estrutura de laboratórios já existente nos polos, além de plataforma de transmissão via satélite, possibilitada pela tecnologia IP.TV (Internet Protocol TV). Atualmente, a assinatura do convênio entre as instituições obedece aos trâmites burocráticos para posterior lançamento do edital pela UFMA. 

“Recebemos o convite para ofertar essas graduações com a mesma metodologia utilizada nos cursos a distância da UFMA. A diferença é que serão ofertadas nos polos da Univima, ampliando, assim, a abrangência da nossa Universidade no Estado”, avalia o diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA, professor doutor Othon Bastos Filho. 

Metodologia UFMA 

A oferta de cursos na modalidade a distância acontece de forma integrada entre os Departamentos e o NEaD, que oferece a estrutura necessária à modalidade por meio de suas coordenações pedagógica, tecnológica e de pesquisa, além de secretarias. 

Ao ingressar no curso, o aluno recebe livros impressos e uma formação em informática, que auxilia na familiarização com os recursos tecnológicos utilizados na EaD, dentre eles: videoconferências, videoaulas e ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como chats e fóruns de discussões. Ocorrem ainda os momentos presenciais, em que o professor se desloca até o polo, para ministrar aulas e realizar avaliações.


Fonfe: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=12111